segunda-feira

Notas nos trastes

O braço do violão e dividido em trastes perpendiculares as cordas. Ao pressionarmos uma corda contra o traste a porção da vibração será menor, por isso pressionamos perto do traste e não em cima. Como já falei, o comprimento da corda é necessário para a afinação da nota, quando mais curta mais alta é a nota, e quanto mais longa, mais baixa.
Cada vez que vamos de um espaçamento a outro aumentamos ou diminuímos um semi tom que iremos ver mais pra frente.
Do 12º traste adiante as notas ficam as mesmas porem uma oitava acima, portanto mais agudas.



-> Identificação das notas

As sete notas das escalas são representadas em letras, com a seguinte denominação:

Lá = A
Si = B
Dó = C
Ré = D
Mi = E
Fá = F
Sol = G

Esse sistema é utilizados nos países de língua inglesa portanto utilizado por todos.

-> Sustenidos(#) e Bemoles(b)

Entra as 7 notas musicas existem distâncias.

Exemplo:

C - D - E - F - G - A - B - C

De dó (C) até ré (D) temos um tom, de ré (D )até mi (E)mais um tom, só que de mi (E) até fá (F) temos um semi-tom, de fá (F) até sol (G) um tom, de sol (G) até lá (A) um tom, de lá (A) até si (B) um tom e de si (B) até dó (C) um semi tom.
Essa é a escala modelo de Dó (C).
Mais se quisermos ir de meio em meio ai irá surgir os Sustenidos e Bemoles.

Exemplo para sustenido:

C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C

Exemplo para bemoles:

C - B - Bb - A - Ab - G - Gb - F - E - Eb - D - Db - C

Com isso entramos nos som enarmônicos, onde tem som igual mais nomes diferentes.

- C# tem o mesmo som que Db
- D# tem o mesmo som que Eb
- F# tem o mesmo som que Gb
- G# tem o mesmo som que Ab
- A# tem o mesmo som que Bb

Isso podemos ver no desenho do braço do violão.