sexta-feira

A anatomia da Guitarra

A guitarra elétrica maciça nasceu dos violões amplificados, e é feita para obter um maior volume. Os captadores são o coração da guitarra, a vibração das cordas são transformadas em energia, que são amplificadas e alimentadas a um alto-falante. Os captadores tem que ser o mais estáveis possíveis e livres das vibrações do corpo.

->O corpo sólido

Na conscrição da guitarra para o violão é menos exigência no corpo da guitarra. O violão deve ser construído  com parâmetros para produzir um som aceitável. Já a guitarra, basta os captadores sejam bem estáveis e haja espaço suficiente para todos os seus componentes.
As madeiras tem que ser duras, secas naturalmente ou em estufa, como mogno, nogueira, freixo, entra outras, que são mais usadas na fabricação de guitarras. No Brasil usam-se imbuia, pau-ferro, louro-preto, marfim, caxetas, mogno entre outros. Mesmo assim, é comum o uso de compensados. As guitarras Les Paul tem corpo de mogno com uma "tampa" de maple. Porém vários outros matérias são empregados, como acrílico.
O material usado na fabricação de uma guitarra afeta sim o som do instrumento. Quando mais denso o material, maior a sustentação natural da guitarra.

-> Partes de uma Guitarra:

A mão direita

O controle da mão direita é condicionada pela combinação do senso rítmico e precisão. A prática aumentará seu senso rítmico.
A regra para a mão direita é "o máximo de técnica com o mínimo de movimento".
Tocar com os dedos ou com uma palheta é uma escolha sua, baseado no tipo de som que você quer. A maioria dos instrumentalistas de jazz, blues e rock usa palhetas. Violonistas de música clássica, flamenco e música popular brasileira em geral usam apenas os dedos.

-> Dedilhados:

Os estilos de dedilhado são vários, o polegar toca sempre as cordas mais graves, 4ª (D), 5ª (A) e 6ª (E) e os dedos outros dedos exceto o mindinho para tocar as mais agudas 1ª (E), 2ª (B) e 3ª (G).

Posição básica para dedilhado:


-> Palhetas:

A escolha da palheta é uma coisa de gosto. As palhetas finas tem menor resistência às cordas e produzem um pequeno "click" que realça sua característica. Palhetas grossas dão maior volume e sonoridade firme, oferecendo maior controle em solos.
 A palheta é segurada na ponta do polegar e o lado do indicador, os toques são descendentes, ascendentes  ou alterados.
Existem palhetas de diversos materiais: plástico, náilon, borracha, feltro, madeira e até pedra, em vários formatos, tamanhos e espessuras.